4 de dezembro de 2011

Festa, religião e cidade: corpo e alma do Brasil, de Léa Freitas Perez

O livro Festa, religião e cidade: corpo e alma do Brasil (2011), de Léa Freitas Perez, professora da UFMG,  traz ensaios vigorosos sobre a cultura brasileira, abordando essas três formas fundamentais de ligar a sociedade, por intermédio das quais se realizam a troca e a comunicação, dois fundamentos essenciais da vivência humana em coletividade, conforme define a autora.
Além da preciosa análise dos aspectos fundamentais da ligação entre festa, religião e cidade no Brasil, Léa Perez aborda importantes traços de nossa história, dando destaque para alguns clássicos da historiografia brasileira. Também sugere ao leitor, através de recorrentes notas, importantes estudos antropológicos e sociológicos sobre o tema, reunindo em um só livro um vasto e completo acervo bibliográfico desse campo de conhecimento.
Festa, religião e cidade: corpo e alma do Brasil pretende contribuir para a compreensão e a interpretação do Brasil, avaliando as nossas características sociais e históricas. Superá-las ou aprofundá-las torna-se, no cenário atual, um interessante tema de discussão.
PEREZ, Léa Freitas. Festa, religião e cidade: corpo e alma do Brasil. Porto Alegre: Medianiz, 2011.

2 Comentários:

Carlos Roberto da Costa Leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Roberto da Costa Leite disse...

O título dessa obra já se constitui num fator de valorização do seu conteúdo. Ao ler esse trabalho, ficamos presos na teia maravilhosa que foi tecida pela criatividade e excelente pesquisa de Léa Freitas Perez. Recomendo!!

Carlos Roberto da Costa Leite / Coordenador do Setor de Imprensa do MUSECOM

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
www.metodosdahistoria.blogspot.com