Gostaria de recomendar a leitura do livro A Ideia de História, de R.G. Collingwood. Esse brilhante historiador considera que a História é a ciência da natureza humana, defendendo que ela serve para o auto-conhecimento humano. Ao abordar a necessidade do desenvolvimento do conhecimento da natureza histórica do homem, do seu passado, presente e futuro, Colligwood enfatiza: “Conhecer-se a si mesmo significa saber o que se pode fazer. E como ninguém sabe o que pode fazer antes de tentar, a única indicação para aquilo que o homem pode fazer é aquilo que já fez. O valor da história está então em ensinar-nos o que o homem tem feito e, desse modo, o que o homem é.”
Guardadas as diferenças, acredito que na fase em que os pesquisadores definem as escolha do tema de pesquisa e das possíveis abordagens, o conhecimento da história (ou da ciência da natureza humana) pode nos auxiliar na difícil tarefa de auto-conhecimento das nossas particularidade humanas, da nossa capacidade e ambição intelectual, assim como do valor que atribuimos à nossa formação profissional.
A leitura de Colligwood é instigante, principalmente por mencionar determinados valores humanos muitas vezes esquecidos nos dias em que vivemos.
COLLINGWOOD, R.G. A Ideia de História. Lisboa: Editorial Presença, 1972.
31 de outubro de 2011
Uma Ideia de R.G. Collingwood
Elizabeth Torresini
Sem comentários
0 Comentários:
Postar um comentário