26 de agosto de 2010

Formulação do Problema de Pesquisa

A tarefa de formular adequadamente um problema exige um conhecimento da tendência historiográfica que está no alicerce da proposta de pesquisa histórica e das questões teóricas e conceituais. O grande exercício inicial é o reconhecimento do terreno em que se desenvolverá uma edificação. A consistência do questionamento depende desse preparo anterior, da familiaridade com as tendências da historiografia, ob-tida na leitura e na discussão da metodologia histórica.



A formulação do problema de pesquisa é uma garantia do afastamento do senso comum e do abandono de uma historiografia que se limita a descrever o que está na documentação. Os conhecimentos do historiador, adquiridos acerca da história e da História, permitem-lhe formular um problema e, ao mesmo tempo, apresentar uma resposta categórica e provisória ao problema de pesquisa, denominada hipótese. Entretanto, antes de pensar na hipótese, é importante fazer uma reflexão sobre as formas de entendimento que estão no núcleo das perguntas que fazemos.

3 Comentários:

Anna Paula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anna Paula Boneberg disse...

A organização dos tópicos, abordados pela professora Elizabeth Torresini nesse blog, é de grande utilidade para quem deseja se aprofundar no campo da pesquisa histórica.

É notável que todos os apontes apresentados são fundamentais para planejar, organizar e desenvolver trabalhos que possam, efetivamente, contribuir para o resgate e a preservação de fatos relevantes ao saber histórico. Acredito que a forma apresentada seja a mais segura e eficaz para garantir a confiabilidade e a permanência dos historiadores dentro de seus variados campos de produção.

Creio que o conteúdo do blog, seguindo uma lógica bem elaborada pela autora, é muito útil tanto para pesquisadores mais experientes quanto - e especialmente - para iniciantes em pesquisa, pois serve para auxiliá-lo nas diferentes etapas de seu trabalho.

Contribuir para a formação de bons pesquisadores é uma tarefa em que a professora Elizabeth tem vasta experiencia, como pode ser comprovado pelos seus colegas e alunos (que é o meu caso).

O tópico que traz um modelo de projeto e de monografia, por exemplo, é importantíssimo para quem está dando os primeiros passos no universo da pesquisa e da produção de conhecimento.
Esses modelos foram os mesmos que eu e que tantos colegas, que tiveram a oportunidade de ter aulas com essa professora, utilizamos quando pensamos, pela primeira vez, sobre nossos "prováveis" temas de monografia. No meu caso, o "provável" foi mais além e se transformou no meu, já quase concluído, TCC.

Então, estimada professora, te parabenizo, mais uma vez, pela iniciativa de construção desse valioso espaço na web. Desejo que ele possa contribuir para a formação e para a atualização de muitos historiadores e que diversos pesquisadores tenham o privilégio de conhecer o seu conteúdo.

Um grande abraço,

Anna Paula Boneberg

Elizabeth Torresini disse...

Anna Paula,agradeço imensamente as tuas palavras. Muito mais que um comentário, é uma síntese do que venho postando, criteriosa e generosa. Um grande abraço.

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