27 de setembro de 2011

Pesquisa Histórica e Locais de Acervo

A pesquisa histórica quase sempre depende dos locais de acervo. Com algumas exceções, exemplo das coleções documentais particulares, os historiadores realizam a pesquisa em arquivos históricos, bibliotecas,  museus e centros de pesquisa e de documentação, lugares de guarda dos acervos documentais (públicos e privados).


Nesses locais, o arquivista exerce controle e supervisão, no sentido de ordenar, acompanhar e conservar a custódia do conjunto de documentos que são importantes para a elaboração e desenvolvimento dos projetos e das pesquisas. 
Em geral, os arquivos históricos e os centros de documentação formam um todo orgânico, constituído por fundos, grupos, núcleos ou corpos documentais. Esse todo orgânico é a "matéria-prima" da arquivística e do conhecimento histórico.


São da alçada dos arquivos:
 documentos escritos (manuscritos e impressos)
 jornais e revistas
 fotografias e outros materiais iconográficos
 mapas
 filmes
 discos
 fitas
 CDs, disquetes e outros suportes da informática
 Material tipográfico
 Material publicitário
Quando pesquisamos em um arquivo, é necessário conhecer os princípios básicos de organização arquivística e os tipos de arquivos existentes.
Trataremos desse tema nas próximas postagens.

1 Comentários:

Blog do DesProf.Peixoto disse...

Caro autor, achei valioso o seu blog e pretendo visitá-lo mais vezes. Penso que podemos trocar idéias. Convido o senhor a dar uma espiada no meu blog e, se considerá-lo relevante, seguí-lo também. Diante mão, agradeço previamente a consideração. Meu blog se chama: Blog do DesProf.Peixoto. Link: http://moisespeixoto.blogspot.com

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
www.metodosdahistoria.blogspot.com