13 de janeiro de 2011

Sugestão Bibliográfica

Abaixo, algumas sugestões de leitura e de consulta sobre as abordagens dos método histórico e a produção do conhecimento científico:
ARIÉS, Philippe. Um historiador diletante. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, l994.
Interessante depoimento as atividades hitoriográficas de Ariès,pautada pelas vivências pessoais, familiares e acadêmicas e a descoberta das possibilidade de compreender as necessidades e características do presente, mediante o estudo pormenorizado do passado vivido em sociedade.

ARAUJO VIEIRA et al. A pesquisa em História. São Paulo: Ática, 1989.

BARROS, Aidil de et al. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 1990.

BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a história. São Paulo: Perspectiva, 1978.
BURKE, Peter. A escrita da história. São Paulo: UNESP, 1992.
Rocomendo, especialmente, a leitura do capítulo 3 - História e Ciências Socais: a longa duração -, onde se encontra o conceito de tempo histórico (estrutura, conjuntura e evento) desenvolvido por Braudel.

CARDOSO, Ciro Flamarion; BRIGNOLI, Héctor Pérez. Os métodos em história. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
Execelente capítulo inicial sobre as mudanças ocorridas na historiografia européia, sobretudo a francesa, que deram origem a Nova História.

CASANOVA, Julio. História social y los historiadores. Barcelona: Editora Critica, 1991.
DEMO, Pedro. Metodologia científica em Ciências Sociais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989.
Livro básico para o entendimento de alguns pressupostos da elaboração do conhecimento científico.

DE BRUYNE, Paul et al. Dinâmica da pesquisa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980.
Idem

DOSSE, François. A história em migalhas. São Paulo: Ensaio/ Universidade Estadual de Campinas, 1992.
Formidável estudo sobre a historiografia francesa da Escola dos Annales.

ECO, Humberto. Como se faz uma tese. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1985.
Considero uma leitura imperdível, inteligente e atual, apesar de ser um livro com duas ou três décadas de publicação, sobre as tarefas próprias da produção do conhecimento científico.

FURET, François. Da história-narrativa à história-problema. In:_______. A oficina da História. Lisboa: Gradiva, 1993.
As definições de história-narrativa e história-problema, citadas em muitos trabalhos acadêmicos, estão nesse texto muito bem elaborado de Furet.

GALIANO, A. Guilherme. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harper& Row do Brasil, 1979.
Livro sobre os passos necessários à formulação do projeto.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 5.ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
Como diz o título, essa obra trata da pesquisa qualitativa. Considerando que boa parte da pesquisa histórica é qualitativa, recomendo essa leitura.

HELLER, Agnes. Uma teoria da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.
Agnes Heller conduz o leitor às diferenças entre Filosofia da História e História, destacando as formas evolutivas do pensamento histórico e os pressupostos básico da boa prática historiográfica.

HUNT, Lynn. A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
Coletânea de diversos autores sobre as práticas da Nova História Cultural, abordando o seu diálogo com outras áreas, principalmente com a Antropologia.

KONDER, Leandro. O que é dialética. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1981.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. Sâo Paulo: Atlas, l986.
Recomendo a consulta regular dessa obra correta e completa sobre as formas de conhecimento e o conhecimento científico.

LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novas abordagens, novos problemas e novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.
Três volumes importantes sobre a historiografia do século XX.

LE GOFF, Jacques. A História nova. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
________ . História e memória. 4. ed. Campinas: Unicamp, l996.
Leitura fundamental!
LUNA, Sergio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa. São Paulo: EDUC, 2000.

MONTENEGRO, Antonio Torres. História oral e memória. São Paulo: Contexto, 1992.

PAIVA, Márcio de; MOREIRA, Maria Ester ( Coord.) Cultura. Substantivo plural. São Paulo: Ed. 34, 1996.

PEREIRA DAS NEVES, Guilherme. História: a polissemia de uma palavra. Porto Alegre, Estudos Ibero-Americanos, v. X, n.1, jul.1984.
Gosto muitíssimo desse esclarecedor texto do prof. Pereira das Neves.

REIS, José Carlos. Tempo, evasão e Ciências Sociais. Campinas: Papirus, 1994.
Excelente estudo sobre as noções de tempó histórico.

REVISTA do Curso de Pós-Graduação em História da UFRGS. Tendências recentes da historiografia. n.1, maio de 1993.

RÜDIGER, Francisco. Paradigmas do estudo da história. Porto Alegre: IEL/IGEL, 1991.

SERRÃO, Joaquim V. História e conhecimento histórico. Lisboa: Editorial Verbo, 1968.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 5.ed. São Paulo: Cortez& Moraes, 1980.

1 Comentários:

Anna Paula Boneberg disse...

Beth querida,

Parabéns por mais essa postagem! Com certeza, será muito útil para os seguidores do teu blog e para quem busca boas dicas na web.

Temos que divulgar mais essas informações, pois essas tuas sugestões bibliográficas são, com certeza, excelentes e necessárias para o conhecimento dos bons trabalhos que já foram produzidos e que podem nortear e auxiliar na produção de tantos outros.

Um grande abraço, com votos de que continues enriquecendo os teus leitores com as tuas utilíssimas publicações,

Anna

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