9 de setembro de 2010

Caminho para a Descoberta da Referência Conceitual e Teórica

Uma vez elaborado o problema de pesquisa, definida a noção de tempo (diacronia ou sincronia) e verificado o princípio básico de entendimento do real, o próximo passo é formular uma hipótese de pesquisa, de onde serão retirados os objetivos operacionais. Antes, porém, é necessário verificar as tendências da historiografia contemporânea, aglutinadas em torno da história-problema e des três tendências principais:
1. História política e econômica: ênfase no estudo das instituições, das relações internacionais e da economia, muitas vezes também chamada de história tradicional, história factual ou acontecimental, herdeira da historiografia do século XIX;
2. História processual (marxista): ênfase nos estudos sócio-econômicos, nas relações da infra-estrutura com a superestrutura;
3. Nova História, História cultural ou Nova História cultural: ênfase nos aspectos sociais e culturais, no estudo das mentalidades, das representações sociais; no cotidiano, no imaginário coletivo e nas práticas culturais.
Essas três tendências historiográficas utilizam categorias de análise nascidas da Filosofia e tratadas teoricamente nas Ciências Humanas, Econômicas e Sociais. Ao identificarem os termos abstratos existentes no problema de pesquisa e na hispótese, os historiadores precisam dar-lhes uma definição conceitual', muitas vezes situando-os num campo teórico, onde é possível tornar as análises, explicações, interpretações e compreensões mais densas e distantes do senso comum.
Uma maneira prática de descobrir os conceitos com os quais podemos operar é verificar nos termos do problema a existência de palavras abstratas, muitas vezes polissêmicas, que precisam de melhor definição. É necessário verificar quais são os termos que precisam de um tratamento conceitual, criando uma oportunidade à busca de melhores definições e à aproximação de um conjunto teórico. Nesse momento, o conhecimento da tendência historiográfica é um facilitador na busca das melhores teorias.
O contato com os termos abstratos, os conceitos e as teorias servem para aumentar o grau de profundida da análise e, consequentemente, para tornar mais densa a pesquisa.

2 Comentários:

Isabela Pimentel disse...

Parabens pelo blog!Já estou seguindo!

Abraço,
Isabela Pimentel

http://hojempauta1.blogspot.com

Elizabeth Torresini disse...

Isabela, seja bem-vinda. Se tiveres sugestões ou perguntas, podes me enviar. Parabéns pelo teu inteligente blog. Abraços.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
www.metodosdahistoria.blogspot.com