30 de setembro de 2010

É Importante Ter um Projeto de Pesquisa?


É possível imaginar-se dois tipos de historiadores que se encontram num arquivo histórico para iniciar uma pesquisa:

  • O primeiro historiador solicita toda a documentação existente sobre determinado tema e trata de descrever o que encontra na documentação.
  • O segundo, munido de um projeto e de um planejamento de pesquisa, indaga as fontes, responde às questões previamente elaboradas e respondidas provisoriamente (hipóteses).
São duas pesquisas diferentes, mesmo que privilegiem temas iguais. A diferença está no caminho previamente traçado pelos dois historiadores. No primeiro caso, a fonte determina o conhecimento. O historiador consulta a fonte, ouve as suas respostas e escreve sobre o que pesquisou. No segundo, o conhecimento tende a ser o fruto do diálogo do historiador com as fontes, cujo resultado pode até alterar os objetivos propos-tos.
Quando predomina o segundo modelo de historiador, as exigências são maiores. Exige-se a organização de uma metodologia e a capacidade de analisar, relacionar, combinar, ordenar, comparar e sintetizar os dados da documentação a seu alcance, dois momentos distintos na caminhada de um pesquisador.

1 Comentários:

Isabela Pimentel disse...

Adorei o site!Parabens!
estou seguindo!
Abraço,
Isabela Pimentel
http://hojeempauta1.blogspot.com

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
www.metodosdahistoria.blogspot.com