3 de junho de 2014

O livro "A Escrita da História" e o tema da micro-história

O livro A Escrita da História é uma coletânea de estudos sobre a Nova História cultural, organizada por Peter Burke. Na Introdução, Burke discute os limites da História tradicional, apontando algumas possibilidades de mudança desse paradigma.
Os capítulos, assinados por diversos historiadores, tratam das mulheres, da micro-história, da leitura, das imagens, do pensamento político, do corpo e do renascimento da narrativa, formando um conjunto interessante de conhecimento sobre o passado cultural de diversos grupos e experiências. Conforme Burke, "o que essas abordagens têm em comum é sua preocupação com o mundo da experiência comum (mais do que a sociedade por si só) como seu ponto de partida, no sentido de mostrar que o comportamento ou os valores, que são tacitamente aceitos em um sociedade, são rejeitados como intrinsecamente absurdos em outra". Em outras palavras, esses historiadores estudam a história dos que não foram objeto da história tradicional, enfatizando a experiência comum cotidiana. Trata-se de um belo livro sob o ponto de vista cultural.
Sobre a pergunta que me fizeram - Como entender a micro-história a partir da leitura desse livro? - a sugestão é a leitura do excelente capítulo "Sobre a micro-história" (p.133-161), assinado por Giovanni Levi, o grande especialista no tema. Depois dessa leitura, certamente é possível compreender os aspectos fundamentais dessa abordagem.
Espero ter ajudado!
Elizabeth Torresini

0 Comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
www.metodosdahistoria.blogspot.com