23 de março de 2014

O historiador profissional e as suas áreas de atuação



O historiador é um pesquisador, escritor, conhecedor das fontes históricas e responsável pela produção historiográfica. No lugar de historiador, acredita-se que o plural, historiadores, seja o mais adequado, considerando que há 
     historiadores profissionais com formação específica na área de História;
     historiadores profissionais sem formação específica na área (exemplo dos jornalistas, advogados e outros que se dedicam aos textos e conteúdos históricos;
   historiadores amadores que escrevem sobre a história.
Particularmente admiro o trabalho de todos, mas só mencionar as características da minha prática de professora do ensino superior e do conhecimento que adquiri com a formação na área da História. Portanto, trato brevemente aqui do historiador profissional com formação específica.
Apesar de serem famosos os historiadores ao longo da história, somente no século XIX se desenvolvem os locais específicos de debates e formação profissional do historiador, especificamente, nas academias, sociedades e institutos históricos e geográficos que antecedem os cursos superiores específicos do século XX.
No Brasil, os cursos superiores de História (licenciaturas) foram instituídos com a Reforma Capanema de 1942, para atender as necessidades de formação de professores destinados às escolas primárias e secundárias.As graduações em História são posteriores, portanto, à Reforma Capanema. Já os cursos de pós-graduação em História são do início da década de 1970. Na ocasião, eles surgem para atender às necessidades de formação de professores/pesquisadores para o ensino superior, para as vagas acadêmicas nos cursos superiores de História.
Atualmente, abrem-se novas oportunidades para historiadores nas empresas, instituições e meios de comunicação, para atender as demandas de conteúdos históricos (exposições, livros, sites, etc.). Além da formação superior, é necessário que esse historiador revele capacidade de pesquisar, manejar as fontes e a escrita. Também o domínio de algumas habilidades técnicas e o conhecimento das linguagens próprias de cada tarefa profissional são exigências para o sucesso profissional, visto que costumam ser atividades terceirizadas e sazonais.

0 Comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
www.metodosdahistoria.blogspot.com