15 de junho de 2012

Museologia - Sugestão de leitura: As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local, de Hugues de Varine

VARINE, Hugues de. As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Porto Alegre: Medianiz, 2012.

Nas páginas do valioso As raízes do futuro, o leitor encontrará a trajetória intelectual e a experiência do consultor internacional Hugues de Varine no movimento de construção, em diversos países, dos ecomuseus e museus comunitários. Partindo de princípios, ideias e sugestões, ele se baseia no vínculo entre patrimônio, ação comunitária e desenvolvimento local sustentável.
Varine aponta com maestria as possibilidades da museologia inovadora e participativa no seio do cotidiano comunitário, da riqueza dos rastros do passado e do presente direcionados ao futuro. Associa e valoriza a relação do patrimônio (individual ou coletivo) com os caminhos instigantes e reveladores da cultura viva, do desenvolvimento e da sustentabilidade. Concebido com vivências pessoais e coletivas, As raízes do futuro inova a visão de patrimônio. Revela a necessidade de reconhecê‐lo e de inventariá‐lo com vista à mudança, registrando as memoráveis experiências de comunidades que já promoveram a prática da museologia comunitária. Essas vivências foram acrescentadas pelo autor a esta edição em língua portuguesa sob o nome de Fichas referenciais de casos exemplares. O livro é um relato cativante do aprendizado, das conquistas e das previsões do mestre e de seu aprimoramento na sabedoria das comunidades.
Recomendamos uma visita ao site do autor - Hugues de Varine - onde você poderá encontrar referências fundamentais da sua obra e trajetória.
Hugues de Varine é consultor internacional na área da museologia e do desenvolvimento. Formado pela Universidade de Paris, com pós-graduação em História e Arqueologia, ocupou cargos de vice-diretor e diretor do Conselho Internacional de Museus (Icom), fundou o Ecomuseu de Le Creusot-Montceau e atuou no Ministério da Cultura da França, na área de desenvolvimento cultural e de avaliação de políticas culturais.
Fundador da Asdic Consultores, entidade especializada em desenvolvimento de comunidades, participa de missões de desenvolvimento cultural, social e econômico de comunidades urbanas e rurais da França e daUnião Européia, incentivando práticas culturais e de consolidação do desenvolvimento local.
Internacionalmente participou de projetos na Alemanha, Suécia, México, Brasil, Canadá, Portugal, Grécia, Hungria, Irlanda e Reino Unido, entre outros. Autor de A cultura dos outros (Paris: Seuil, 1976); A iniciativa comunitária (Macon: MNES & W, 1992); Cidade, cultura e desenvolvimento (Paris: Syros, 1995, com Jean Michel Montfort); e As raízes do futuro (Asdic, 2002), além de artigos em periódicos franceses e publicações internacionais sobre museus, patrimônio, ação comunitária e desenvolvimento local.

1 Comentários:

Anna Paula Boneberg disse...

Desejo muito sucesso com essa nova publicação da Editora Medianiz!

Grande abraço!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
www.metodosdahistoria.blogspot.com