12 de agosto de 2010

Conhecimento histórico: ação intelectual planejada

Nos dias atuais, a pesquisa e a escrita da história são antecedidas por uma ação intelectual planejada, cujo propósito é a formulação do conhecimento sobre o passado das sociedades, com base na organização sistemática das fontes documentais históricas (primárias) e dos textos publicados (fontes secundárias) sobre as complexas relações dos homens entre si, com a natureza e com o sobrenatural.
Para produzir conhecimento histórico não é suficiente o recurso à memória e às lembranças coletivas ou individuais. É necessário planejar, pesquisar, preparar um banco de dados para a escrita, respeitando a natureza e a destinação do texto histórico. Assim, escrever um texto de História é uma tarefa que exige conhecimento do que já se escreveu, preparo técnico, elaboração de um método e planejamento.

O conhecimento histórico é uma forma de conhecimento que se aproxima do conhecimento científico, cuja principal característica é a necessidade de um planejamento e da organização de uma ação intelectual que se quer empreender. Na produção do conhecimento histórico as ações não são espontâneas. Elas dependem da escolha do tema histórico, da formulação de um problema, da hipótese, dos objetivos até alcançar os procedimentos de pesquisa, passando pela formulação do referencial teórico ou conceitual, a revisão da literatura pertinente e a organização do cronograma de atividades.

2 Comentários:

Unknown disse...

Gostei muito de seu blog. Proposta original e ferramenta útil, inclusive.

Elizabeth Torresini disse...

Agradeço, Reinaldo. Espero que em algum momento te auxilie. Se tiveres sugestões de textos sobre esse tema, aceito o desafio. Um abraço.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
www.metodosdahistoria.blogspot.com