8 de agosto de 2010

Comentário Sobre a Organização da Pesquisa

Em Santa Maria, no curso História: projeto, pesquisa, banco de dados e matéria escrita, ministrado durante o X Encontro Estadual de História da Anpuh, enfatizou-se a necessidade de ter um projeto bem definido para iniciar a pesquisa de uma forma organizada.

Defendeu-se a ideia de que os objetivos bem definidos no projeto geram uma pesquisa organizada e preparada para a elaboração de um bancos de dados. No momento da escrita do texto histórico, seja ele uma monografia, um artigo, uma dissertação, tese ou ensaio acadêmico, o banco de dados ou o fichário organizados facilitarão todo o trabalho de elaboração textual.

A pesquisa realizada com foco nos objetivos permite ainda que os capítulos da dissertação sejam previamente definidos. Se forem ultilizadas palavras indexadoras para ordenar os objetivos, o banco de dados poderá ser acessado pelas palavras e pela referência às fontes pesquisadas, primárias e secundárias.

2 Comentários:

Carlos Roberto da Costa Leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Roberto da Costa Leite disse...

Todo o processo que envolve a realização de uma pesquisa historiográfica, desde a escolha da temática, produz um resultado positivo quando se alicerça em métodos adequados durante a sua realização. O produto é,com certeza, a construção de um trabalho bem elaborado e rico em conteúdo histórico. É evidente que as Instituições, que disponibilizam e preservam as mais diversas tipologias de acervos, devem se instrumentalizarem, capacitando seus funcionários a dar um atendimento adequado ao pesquisador que busca fontes primárias, visando à realização e o enriquecimento do seu trabalho. A professora Elizabeth Torresini sempre pontual e objetiva em suas observações. Carlos Roberto Saraiva da Costa Leite/ MUSECOM

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
www.metodosdahistoria.blogspot.com