25 de fevereiro de 2010

História e história

História e história


A História é uma das muitas formas de conhecimento acerca do passado das sociedades humanas. Trata-se de uma memória pública e de um conhecimento desenvolvido pela civilização ocidental, diante da misteriosa relação entre o tempo passado, presente e futuro. Contudo, a palavra história é polissêmica. Estudiosos, professores e historiadores costumam escrevê-la com letra maiúsculo ou minúscula, dependendo do uso. Pode-se fazer a seguinte distinção:


  • História (com H maiúsculo), como historiografia, disciplina escolar e ciência histórica, abrangendo os aspectos de reprodução e produção de um saber, pesquisa, reconstituição escrita e conhecimento. Grafá-la com letra maiúscula significa aproximá-la da Ciência
  • história (com h minúsculo), como história vivida, real, acontecimento, realidade histórica, fato histórico vivido, enfim, os conjunto de acontecimentos que nos envolvem, dos quais todos fazemos parte, no presente e no passado
O historiador produz História, um conhecimento que pretende fugir do senso comum, do conhecimento sensível ou empírico, oriundos da experiência. Para aproximar-se da Ciência e do conhecimento científico escrito, o historiador procura fazer História por meio da história, ou seja, procura coincidir dois aspectos distintos da mesma realidade: história, a série de acontecimentos que marcam o devir humano; História, a posição mental do historiador que pretende integrar esses fatos num corpo explicativo. Uma, história como fato ou concretização do sucedido; outra, História como idéia ou narração do sucedido.


História como realidade e acontecimento vividos no passado e História como reconstituição, pesquisa, escrita, enfim, como campo de saber. A História é um conjunto de conhecimentos escritos sobre as sociedades, com base nos marcos estabelecidos pelo próprio historiador em combinação com pressupostos definidos pela historiografia, considerando que toda historiografia articula-se com um lugar de produção sócio-econômico, político e cultural.


Escrever um texto de História é uma tarefa que exige método. Trata-se de uma ação intelectual planejada, destinada à formulação do conhecimento do passado das sociedades, cuja base é a organização sistemática das fontes históricas (primárias) e dos textos publicados (fontes secundárias) sobre as complexas relações dos homens entre si, com a natureza e com o sobrenatural.


Para produzir conhecimento histórico não é suficiente o recurso à memória e às lembranças coletivas ou individuais. É necessário planejar, pesquisar, preparar um banco de dados e preparar a escrita, respeitando a natureza e a destinação do texto histórico. Assim, escrever um texto de História é uma tarefa que exige conhecimento, planejamento e método.

9 Comentários:

Carlos Roberto da Costa Leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Roberto da Costa Leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Roberto da Costa Leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Roberto da Costa Leite disse...

Parabéns pela criação deste espaço!! Oportunidade fundamental para gerar debates que enriqueçam o estudo da HIstória e os métodos e avanços na área da pesquisa historiográfica. Algo inteligente que parte de um ser humano que tem dedicado sua vida de maneira incansável ao estudo das "Ciências Humanas". A produção Cultural de Beth Torrezini representa uma fatia significava do que se tem produzido no Estado. É incontestável o valor de seu trabalho e sua postura digna, em relação aos amigos, que tem conquistado, ao longo de sua caminhada, admiradores. Carlos Roberto S. da Costa Leite / Coordenador do Setor de Imprensa do MUSECOM.

Augusto Bier disse...

Se todo educador tivesse essa clareza pra introduzir sua área do conhecimento, a academia seria mais sedutora. Vou reler pra melhor fruir. E recomendar.

Anônimo disse...

Na segunda metade do século XX os historiadores avaliaram o papel do fato histórico nas diversas sociedades. Qual a reflexão de Paul Veyne e Georges Duby a esse respeito? E O QUE ERA FATO HISTORICO NO SÉC. XVIII, XIX E METADE XX

Manu disse...

Texto excelente; muito esclarecedor.

Manu disse...

Texto excelente; muito esclarecedor.

Elizabeth Torresini disse...

Obrigada, Emanuela! Estamos à disposição.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
www.metodosdahistoria.blogspot.com