História e história
A História é uma das muitas formas de conhecimento acerca do passado das sociedades humanas. Trata-se de uma memória pública e de um conhecimento desenvolvido pela civilização ocidental, diante da misteriosa relação entre o tempo passado, presente e futuro. Contudo, a palavra história é polissêmica. Estudiosos, professores e historiadores costumam escrevê-la com letra maiúsculo ou minúscula, dependendo do uso. Pode-se fazer a seguinte distinção:
- História (com H maiúsculo), como historiografia, disciplina escolar e ciência histórica, abrangendo os aspectos de reprodução e produção de um saber, pesquisa, reconstituição escrita e conhecimento. Grafá-la com letra maiúscula significa aproximá-la da Ciência
- história (com h minúsculo), como história vivida, real, acontecimento, realidade histórica, fato histórico vivido, enfim, os conjunto de acontecimentos que nos envolvem, dos quais todos fazemos parte, no presente e no passado
História como realidade e acontecimento vividos no passado e História como reconstituição, pesquisa, escrita, enfim, como campo de saber. A História é um conjunto de conhecimentos escritos sobre as sociedades, com base nos marcos estabelecidos pelo próprio historiador em combinação com pressupostos definidos pela historiografia, considerando que toda historiografia articula-se com um lugar de produção sócio-econômico, político e cultural.
Escrever um texto de História é uma tarefa que exige método. Trata-se de uma ação intelectual planejada, destinada à formulação do conhecimento do passado das sociedades, cuja base é a organização sistemática das fontes históricas (primárias) e dos textos publicados (fontes secundárias) sobre as complexas relações dos homens entre si, com a natureza e com o sobrenatural.
Para produzir conhecimento histórico não é suficiente o recurso à memória e às lembranças coletivas ou individuais. É necessário planejar, pesquisar, preparar um banco de dados e preparar a escrita, respeitando a natureza e a destinação do texto histórico. Assim, escrever um texto de História é uma tarefa que exige conhecimento, planejamento e método.
9 Comentários:
Parabéns pela criação deste espaço!! Oportunidade fundamental para gerar debates que enriqueçam o estudo da HIstória e os métodos e avanços na área da pesquisa historiográfica. Algo inteligente que parte de um ser humano que tem dedicado sua vida de maneira incansável ao estudo das "Ciências Humanas". A produção Cultural de Beth Torrezini representa uma fatia significava do que se tem produzido no Estado. É incontestável o valor de seu trabalho e sua postura digna, em relação aos amigos, que tem conquistado, ao longo de sua caminhada, admiradores. Carlos Roberto S. da Costa Leite / Coordenador do Setor de Imprensa do MUSECOM.
Se todo educador tivesse essa clareza pra introduzir sua área do conhecimento, a academia seria mais sedutora. Vou reler pra melhor fruir. E recomendar.
Na segunda metade do século XX os historiadores avaliaram o papel do fato histórico nas diversas sociedades. Qual a reflexão de Paul Veyne e Georges Duby a esse respeito? E O QUE ERA FATO HISTORICO NO SÉC. XVIII, XIX E METADE XX
Texto excelente; muito esclarecedor.
Texto excelente; muito esclarecedor.
Obrigada, Emanuela! Estamos à disposição.
Postar um comentário