13 de agosto de 2010

A prática do historiador e o método

O historiador ao pesquisar e escrever para o campo de saber denominado História precisa conhecer os critérios da Ciência, observar os padrões historiográficos comuns à sua época e valorizar determinados elementos de linguagem e de comunicação, necessários à transmissão do conhecimento. O conhecimento que o historiador produz não é espontâneo. Como já foi afirmado, é um conhecimento que se caracteriza por:


• derivar de uma ação intelectual


• resultar de uma ação planejada


• depender dos procedimentos da Ciência, de seus campos de produção e das abstrações conceituais das teorias


• estar estreitamente ligado às áreas das humanas e sociais, à Filosofia e à, em alguns casos à Teologia

• dialogar muitas vezes com os saberes vindos do conhecimento popular ou do senso comum.



Essas mesmas ações intelectuais resultantes do planejamento, da reflexão e da pesquisa, muitas vezes nascem da curiosidade e a capacidade de observação do pesquisador, da vontade de conhecer, das exigências profissionais, da disponibilidade das fontes de pesquisa e de questionamentos sociais ou individuais, entre outros fatores.


O historiador revela-se nos seus escritos, onde constam aspectos da sua formação e visões de mundo, bem como as suas opiniões, valo-res, escolhas e posicionamentos políticos. É importante, porém, que as características particulares ou subjetivas do historiador mantenham-se sob controle, contribuindo para a produção de uma versão histórica mais verdadeira possível. Noutras palavras, espera-se que o historiador elabore um estudo consistente e próximo da sua formação e de seus propósitos individuais, ao mesmo tempo em ele procura se afastar da opinião pessoal, da versão histórica mais fácil e do senso comum.


Os historiadores, à maneira dos filósofos e dos cientistas, questionam a realidade e criam problemas de pesquisa, transformando-os em objeto de investigação. Pode-se afirmar que a atividade de pesquisa do historiador começa com a curiosidade acerca do passado das sociedades, os questionamentos e a constatação da existência de lacunas nas pesquisas acadêmicas, além da necessidade de revisão de determinadas versões históricas. Assim, na etapa da escolha do tema de pesquisa, quando o questionamento sobre a relevância da nossa contribuição à sociedade é fundamental, podemos nos perguntar:


• A minha proposta de pesquisa histórica é relevante?


• Ela abre caminho para outras pesquisas?


• Dessa maneira, estarei contribuindo para o campo de conhecimento onde atuo?

4 Comentários:

Luíza Gomes disse...

Que tipos de fontes um historiador poderia usar para chegar a uma conclusão praticamente exata

Elizabeth Torresini disse...

Luiza, só agora vi a tua pergunta. Gostaria de saber o que seria uma conclusão praticamente exata. Exata em relação à hipótese de trabalho? Para saber quais são as melhores fintes é necessário levar em conta o projeto e o objeto de trabalho. Se puderes espceificar mais, creio que poderemos dialogar. Um abraço.

Anônimo disse...

De que maneira a filosofia se apresenta como campo da historia?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
www.metodosdahistoria.blogspot.com